Três segundos para vencer a timidez

Menina tímida

Não é fácil ser tímido. O acanhamento interfere em todas as áreas da nossa vida. A pessoal é abalada pela apreensão em se aproximar de estranhos, pela dificuldade em fazer novas amizades e começar relacionamentos, pela impossibilidade de encarar uma pessoa ou até mesmo de dizer um simples “não”. Já o âmbito profissional sofre com o medo de falar em público e com os problemas em interagir e conviver com colegas e com a chefia.

Como lidar com um traço de personalidade como qualquer outro, mas que impacta tanto na qualidade de vida? Uma nova técnica vem ganhando força no combate à timidez, seja numa festa ou num congresso, ou até mesmo para aquela pessoa que tem dificuldades para dar o primeiro passo, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Chamada “Regra dos 3 Segundos”, ela é simples e não tem segredos ou dificuldades.

Resumindo, a regra dita que você tem três segundos para tomar uma inciativa quando está sem coragem. Alguns exemplos: encontrou alguém interessante, mas está sem coragem para puxar papo? Você tem três segundos para fazê-lo! Um estranho tenta vender para você uma caixa de biscoitos de chocolate, sendo que você não come doces. Dificuldades para dizer não? Faça isso em três segundos!

A lógica é a seguinte: se você esperar mais que três segundos, pensando demais e hesitando para tomar uma atitude, é bem provável que você acabe desistindo antes de agir. Não importa se você não sabe o que dizer, tome primeiro a atitude e pense depois. Aproveite o segundo de coragem antes que ela vá embora. Dado o primeiro passo, siga em frente. Tenha em mente que a parte mais difícil já foi e que para que o resto dê certo, só depende de você.

Cada vez que você conseguir agir em três segundos, antes de perder a coragem, será uma nova vitória. E aos poucos você vai perceber como, a cada nova oportunidade, vai ser mais fácil tomar a iniciativa. Um passo de cada vez. E sua vida vai se descomplicando aos poucos. Boa sorte!